Perguntas Frequentes
Este é um guia com as dúvidas mais comuns sobre o ConSePS. Caso você não encontre sua resposta aqui, por favor entre em contato com a Comissão Organizadora.
1. O que é o ConSePS?
O ConSePS é um concurso de seleção e apoio a organizações sociais com foco em contribuir para a expansão do impacto realizado por estas.
2. Quem realiza o ConSeps?
O ConSePS é realizado pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), com apoio do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB).
3. Qual é o objetivo do ConSePS?
O objetivo do ConSePS é selecionar organizações sociais que realizem atividades relevantes nos municípios paulistas de Sorocaba e/ou Votorantim e contribuir para que tenham a inspiração e capacidade de ampliar o impacto de suas ações, gerando assim maiores benefícios ao seu público alvo e comunidade e inspirando o empreendedorismo social para a construção de uma sociedade mais justa.
4. O que é impacto?
Impacto é o nível mais alto desejado de objetivos finais (transformações, sustentabilidade, sustento, bem-estar, etc.) para o qual uma organização social contribua.
5. Quais são os benefícios para as organizações participantes do ConSePS Facens 2016?
As organizações selecionadas terão acesso aos seguintes benefícios:
· 56 horas de capacitação em gestão – o conteúdo das capacitações é todo adaptado e voltado às necessidades das organizações sociais. As formações serão divididas entre os temas de Planejamento Estratégico (16h), Gestão de Projetos Sociais (24h – usando a metodologia certificada internacionalmente PMD Pro1) e Captação de Recursos (16h);
· 32 horas de imersão para lideranças – As imersões serão espaços de troca, reflexão aprofundada e envolvimento das lideranças das organizações para fomentar as mudanças necessárias, com os seguintes temas a serem trabalhados: Expansão de impacto, formação e gestão de equipes de alta performance, alinhamento de missão pessoal e organizacional, formação de lideranças e sucessão, identificação de possibilidades de expansão de impacto e desenvolvimento e implementação de plano de mudanças;
· Facilitação da análise e produção de um diagnóstico organizacional – pesquisa que tem como objetivo diagnosticar o grau de maturidade da organização em 12 áreas de gestão diferentes;
· Possibilidade de concorrer a 3 (três)investimentos financeiros no valor de R$ 15.000,00 para implementar um plano de melhorias desenhado a partir das capacitações;
6. Como o ConSePS Facens 2016 acontece?
Nesta edição o ConSePS será dividido nas seguintes fases:
-
Inscrições, de 4 a 28 de julho
-
Seleção, de 29 de julho a 26 de agosto
-
Capacitações e imersões, de 31 de agosto a 24 de outubro
-
Pesquisa para diagnóstico organizacional, de 31 de agosto a 17 de novembro
-
Elaboração do plano de mudanças, de 25 de outubro a 28 de novembro
-
Acompanhamento do investimento financeiro, de 29 de novembro de 2016 a 31 de dezembro de 2017
7. Quem pode se inscrever no ConSePS?
Organizações sociais sem fins lucrativos formalmente constituídas que desenvolvam atividades nas cidades de Sorocaba e/ou Votorantim, no estado de São Paulo. O item 4.1 do regulamento do ConSePS apresenta os itens de elegibilidade e o 4.2 os itens de inelegibilidade.
8. Quando é o período de inscrições no ConSePS?
As inscrições no X ConSePS Facens podem ser feitas de 4 de julho a 28 de julho de 2016.
9. O que é analisado pela ficha de inscrição?
Os critérios considerados na análise da ficha de inscrição do ConSePS são: embasamento da causa e atuação; impacto; criatividade e visão de futuro; liderança; e formação de redes e advocacy. Mais informações podem ser vistas no item 5.2 do regulamento.
10. Quais são os documentos necessários para a inscrição no ConSePS Facens 2016?
As organizações deverão enviar a seguinte documentação: Cópia simples do CNPJ; Cópia simples do Estatuto Social atualizado; Cópia simples da última ata de eleição e posse de diretoria vigente; Inscrição no Conselho Municipal de sua atuação preponderante (se cabível).
11. Quem forma o Comitê de Seleção?
O Comitê de Seleção do ConSePS é um grupo de profissionais convidados pela Comissão Organizadora para voluntariamente analisar e selecionar as organizações sociais inscritas no ConSePS.
12. O que é o diagnóstico organizacional?
É uma pesquisa que tem como objetivo diagnosticar o grau de maturidade da organização em 12 áreas de gestão diferentes: identidade organizacional, estratégia, gestão e captação de recursos, valores organizacionais, aprendizado e inovação, equipe de liderança, conselho, equipe, voluntários, comunicação, estrutura organizacional e processos.
13. O que é advocacy?
O advocacy, palavra sem tradução literal para o português, pode ser descrito como um conjunto de ações que visam influenciar a formulação, aprovação e execução de políticas públicas junto ao poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e à sociedade, por meio do trabalho em redes e a mobilização da mídia.
14. Como posso esclarecer uma dúvida que não esteja nesta lista?
Em caso de dúvidas não apresentadas nesta página, escreva para o e-mail conseps@facens.br.